O que visitar

Arcos do Sardão

Arcos do Sardão

Designação: Aqueduto da Serra do Pilar
Outras Designações: Aqueduto do sardão
Tipologia: Aqueduto
Localização: Lugar do Sardão – Oliveira do Douro
Outras Informações: Património classificado com o grau IIP imóvel de interesse público, pelo decreto 35817, DG 187 de 20 de Agosto de 1946.

Caracterização: O aqueduto da Serra do Pilar foi edificado em 1720 por José Bento Leitão, avô do escritor Almeida Garrett, para conduzir água potável ao seu palacete na Quinta do Sardão, desde uma nascente em Vilar de Andorinho. A estrutura do aqueduto, em aparelho rusticado, é constituída por arcada de vinte e três arcos de volta perfeita, assentes em pilares, de diferentes cérceas. Quando foi construída a “estrada de Avintes” o sistema da arcada foi alterado, uma vez que foi aberto um vão em arco abatido, correspondente à largura da via.

Capela Românica de Quebrantões

Capela Românica de Quebrantões

Designação: Capela Românica de Quebrantões
Tipologia: Arquitectura Religiosa
Localização: Quinta de Quebrantões, junto ao Areínho

Caracterização: Ermida construída em pedra de cantaria, em estilo românico, outrora pertencente à Quinta de Campo Belo. É uma Capela de invocação a Nossa Senhora da Conceição, de reduzidas dimensões, cuja época de construção se desconhece. À direita da capela encontra-se um campanário.

Areínho

Areínho

Designação: Areínho de Oliveira do Douro
Tipologia: Praia Fluvial (Praia não vigiada)
Localização: Oliveira do Douro

Caracterização: Na margem do rio Douro, com excelentes condições para a prática de desportos aquáticos (vela, windsurf,…), esta praia fluvial atrai um grande número de frequentadores na época estival, não sendo contudo vigiada. Mais informamos que é proibido por lei acampar no local. Esta zona dispõe ainda de um campo de futebol pelado e de um parque com mesas de merenda, ambos com utilização livre

Real Companhia Velha

Real Companhia Velha
Sede da Real Companhia Velha

R. Azevedo Magalhães, 314 4430 Vila Nova de Gaia
Tel: 351-22-377 51 00 Fax: 351-22-377 51 90

Ponte D. Maria

article5

Ponte D. Maria

Localização: Sobre o Douro. Liga Fontainhas a Vila Nova de Gaia.
Função: Sistema da rede ferroviária. Obra pública.
Época: Século XIX, inaugurada em 1876

Caracterização: Obra notável de engenharia, de autoria de Gustavo Eiffel. A sua estrutura é em ferro, constituída por um único arco parabólico, sobre o qual assenta o tabuleiro, sustentado por pilares.
Classificação: M.N., Decreto Nº 28/82 de 26-2.