Centro de Terceira Idade

cdd

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção dos idosos no seu contexto sócio-familiar.

São objectivos deste serviço:

– Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
– Favorecer as relações interpessoais entre os idosos e destes com outros grupos etários, afim de evitar o isolamento;
– Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos clientes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
– Apoiar os clientes e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária;
– Colaborar e ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
– Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização.

O Centro de 3ª Idade “Manuel Arménio Braga”, na valência de Centro de Dia assegura a prestação dos seguintes serviços:

– Refeição – o Centro de Dia fornece aos utentes almoço e lanche. As ementas são elaboradas e afixadas semanalmente em local bem visível;
– Cuidados de higiene pessoal – as ajudantes familiares asseguram aos utentes os necessários cuidados de higiene diária, fomentando e estimulando a sua autonomia e a manutenção das suas capacidades;
– Tratamento de roupa – é efectuado todo o processo de tratamento de roupa, ou seja: lavagem, secagem e engomagem;
– Transporte – os clientes do Centro de Dia têm direito a transporte do domicílio para a Instituição e vice-versa (desde que o cliente resida em locais tecnicamente ao alcance dos meios de apoio disponíveis).

O Centro de 3ª Idade “Manuel Arménio Braga” na valência de Centro de Dia realiza, ainda, as seguintes actividades:

– Actividades socioculturais (Teatro, música, alfabetização, dança, trabalhos manuais, etc.) – os clientes do Centro de Dia têm sempre à sua disposição actividades promovidas pela Instituição, com o objectivo de estimular a manutenção de hábitos e convicções que traduzem a história de cada idoso. Estas actividades são planeadas pela Directora Técnica da Instituição em conjunto com os colaboradores do plano de actividades.
– Intercâmbios intergeracionais/passeios – têm como objectivo estimular o convívio entre crianças e idosos. Pretende-se sobretudo um intercâmbio de vivências e experiências entre ambas as gerações.
– Organização de iniciativas diversificadas, internas e externas, que fomentem a integração e participação social dos idosos.

 

cc

O Centro de Convívio é uma resposta social, desenvolvida em equipamento de apoio a actividades sócio-recreativas e culturais organizadas e dinamizadas com a participação dos próprios idosos.

São objectivos deste serviço:

  • – Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
  • – Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
  • – Fomentar as relações interpessoais entre os idosos e destes com outros grupos etários;
  • – Incentivar a socialização e partilha de experiências;
  • – Promover actividades de educação/formação, lazer cultura e recreio;
  • – Contribuir para retardar a institucionalização.

O Centro de 3ª Idade “Manuel Arménio Braga” na valência de Centro de Convívio, realiza as actividades equivalentes às da valência do Centro de Dia.

sad

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades da vida diária.

São objectivos deste serviço:

1. Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
2. Prevenir situações de dependência e promover a autonomia;
3. Prestar cuidados de ordem física e apoio psicossocial aos clientes e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem-estar;
4. Apoiar os clientes e famílias na satisfação das necessidades básicas e actividades da vida diária;
5. Colaborar e ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.

O Centro de 3ª Idade “Manuel Arménio Braga”, na valência de SAD, assegura a prestação dos seguintes serviços:

– Refeição – o SAD fornece aos utentes almoço e lanche. As ementas são elaboradas e afixadas semanalmente em local bem visível;
-Cuidados de higiene pessoal – as ajudantes familiares asseguram aos utentes os necessários cuidados de higiene diária, fomentando e estimulando a sua autonomia e a manutenção das suas capacidades;
-Tratamento de roupa – será efectuada todo o processo de tratamento de roupa, ou seja: lavagem, secagem e engomagem;
– Limpeza habitacional – As ajudantes familiares asseguram a arrumação do espaço habitacional, nos casos dos clientes acamados já beneficiários do serviço de higiene pessoal.

O Centro de 3ª Idade “Manuel Arménio Braga”na valência do SAD, realiza as seguintes actividades:

– Actividades socioculturais (Teatro, música, alfabetização, dança, trabalhos manuais, etc.) – os clientes do SAD têm sempre à sua disposição actividades promovidas pela Instituição, com o objectivo de estimular a manutenção de hábitos e convicções que traduzem a história de cada idoso. Estas actividades são planeadas pela Directora Técnica da Instituição em conjunto com os colaboradores do plano de actividades.
– Intercâmbios culturais/passeios – têm como objectivo estimular o convívio entre crianças e idosos. Pretende-se sobretudo um intercâmbio de vivências e experiências entre ambas as gerações.